O que é o Cadastro Único?

O cadastro único é a porta de entrada para você receber os benefícios dos Programas Sociais do Governo Federal.

O cadastro único foi criado para o governo saber melhor quem são e como vivem as famílias brasileiras. É através do cadastro único que o governo consegue entender  quais são as principais dificuldades que sua família enfrenta e como pode ajudar a melhorar as suas condições de vida.

Fazendo parte do Cadastro único, sua família pode ser beneficiada por diversos programas, sendo eles:

  • Programa Bolsa Família: programa de transferência de renda que atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

 

  • Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concurso público: candidatos de baixa renda que estejam no cadastro único, tem direito de não pagar taxa de inscrição em concurso público realizado pelo poder executivo.

 

 

  • Aposentadoria para pessoa de baixa renda: pessoas que se dedicam ao trabalho de casa (do lar) que não têm renda própria e que fazem parte de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.

 

  • Telefone Popular: oferta de linha de telefone fixa com tarifas mais baratas para todas as famílias  de baixa renda que estejam com o cadastro atualizado.

 

 

  • Carteira do idoso: destinado ás pessoas com 60 anos ou mais que não tenham como comprovar renda.

 

  • Programa de cisternas: beneficia a população rural com a construção de cisternas.

 

 

  • Programa Minha Casa Minha Vida  e outros  programas habitacionais do ministérios da cidade: programas que ajudam famílias de baixa renda na compra da casa própria.

 

  • Tarifa social de energia elétrica: desconto na conta de luz para famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham algum beneficiário do benefício de Prestação Continuada.

 

 

  • Passe Livre para pessoas com deficiência: pessoas com deficiência com renda por pessoa de até um salário mínimo por mês.

 

  • Carta social: famílias beneficiárias do Programa Bolsa família tem direito a enviar a carta social no valor de R$ 0,01.

O cadastro único no município de Jupiá é realizado no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Para ser cadastrado é necessário ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos. Recomenda-se que essa pessoa seja, de preferência, mulher.

O cadastro Único  deverá ser atualizado todo o ano, para que os dados de sua família permaneçam atualizados  e  assim possa garantir o acesso aos benefícios.