O que é a Secretaria de Saúde?

A Secretaria de Saúde de Jupiá contempla à toda a população para atendimento em Atenção Básica de Saúde; Fazem parte dos atendimentos da equipe multiprofissional de saúde da Unidade Básica  (UBS) de Jupiá, Médico Clinico Geral serviços de Enfermagem,  Odontologia, Fisioterapia, Nutricionista, Psicólogo, Agentes Comunitários de Saúde, e o Setor Administrativo.

Os principais serviços oferecidos pela UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Além do mais conta-se com a gama multidisciplinar de atendimentos feitos pelos profissionais mencionados acima; bem como grupos terapêuticos de Saúde Mental, Planejamento Familiar, Grupo de Fisioterapia, Grupo de Diabéticos e Hipertensos, e o Grupo de gestantes, puericultura e atendimento aos escolares na odontologia. A Secretaria de Saúde de Jupiá contempla à todos os munícipes sem restrição em todos os âmbitos de Atenção Básica.

As principais atividades realizadas pela UBS restringem-se a promoção e prevenção se saúde, e para isso a Unidade conta com o apoio de grupos como o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e o ESF (Estratégia Saúde da Família) onde são realizadas visitas à domicilio para enfermos e acamados, cujo o objetivo principal é promover a prevenção de doenças.

Contamos com consórcios como CIS AMOSC, CONIMS, ASSIMS, CRE, e  convênios oferecidos aos munícipes.

A Unidade conta com uma frota de três carros, duas vans, e uma ambulância que atendem à toda a população e faz o transporte dos pacientes para os municípios vizinhos para especialidades, somos contemplados com dois motoristas da Unidade que são encarregados pela parte de transporte de pacientes.

Neste momento a unidade conta ainda com a Academia ao ar livre que foi construída a pouco tempo no município, onde os profissionais de fisioterapia estarão realizando atividades com grupos terapêuticos.

A Unidade conta com o Conselho de Saúde que é responsável por conduzir a Unidade de Saúde para bom funcionamento como rege o Plano Municipal de Saúde criado em conjunto ao conselho; o Conselho é o representante da População e tem participação fundamental nas atividades realizadas pela Secretaria.

Durante os anos letivos a Secretaria lança campanhas especificas para atingir algumas faixas etárias, como Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Campanha de Imunização, atingindo sempre números altos da população, o que gera promoção e prevenção da saúde. A Unidade atende oito horas diárias, o que totaliza quarenta horas semanais dedicadas à população.

De forma geral a Unidade Básica de Saúde dentro de suas condições pré determinadas atende à toda a população Jupiaense com êxito aos serviços prestados; o que nos permite sempre alcançar as metas previstas à cada ano letivo, sempre visando o bem estar biopsicosocial de toda a população.