Novos Desafios para a Educação Durante a COVID 19

Publicado em 27/07/2020 às 10:04 - Atualizado em 29/07/2020 às 09:53

Com o fechamento das escolas como medida de prevenção ao novo Corona vírus, milhares de famílias e estudantes brasileiros atravessam um período atípico em suas casas. A suspensão da rotina escolar, ou seja, do encontro com os colegas, das atividades pedagógicas, da alimentação, dos deslocamentos pelas ruas e das interações com professores e funcionários, tem acendido o debate sobre o papel das escolas durante a pandemia.

Toda a equipe da Escola Centro de Educação Municipal não tem medido esforços para neste momento tentar amenizar os efeitos causado pelo afastamento de nossos alunos da vida escolar, já estamos chegando na entrega da terceira apostila elaborada por cada Professor com conteúdo pertinentes a cada serie; além da apostilas os professores diariamente fazem interações via Whats App com cada família por grupos criados de cada turma afim de dar explicações das matérias, tirar dúvidas e mais importante não perder o contato carinhoso entre professor e aluno neste momento que a figura do professor passou a ter um significado ainda mais importante na concepção das famílias e aos alunos que não conseguem por algum motivo não retirar sua apostila na escola está é entregue em sua residência pela auxiliar pedagógica junto com um motorista do transporte escolar não deixando nenhum aluno da escola sem apostila.

A crise do corona vírus terá efeitos perenes sobre a forma de aprender. O isolamento está criando novos hábitos e comportamentos, tanto nas famílias, quanto nas instituições de ensino, que estão revendo uma série de processos, estruturas e metodologias. Aprendemos que lidar com a imprevisibilidade exige um trabalho em grupo muito mais alinhado e que, mesmo distantes, podemos unir esforços em prol de um bem maior. Um exemplo? Nunca antes tinha visto tantos professores, de uma mesma disciplina e ano escolar, unidos no mundo digital para compartilhar atividades, experiências bem-sucedidas, tirar dúvidas e aprender uns com os outros.