Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Publicado em 27/09/2019 às 10:12 - Atualizado em 27/09/2019 às 10:13

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Jupiá realizaram atividades referentes a campanha SETEMBRO AMARELO.

O Setembro Amarelo é uma campanha a nível nacional de prevenção ao suicídio e de valorização da vida, que postula que a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem a problemática.  O principal objetivo da campanha é a conscientização sobre o fato através da orientação da população a respeito desta prática no Brasil e no mundo, o fornecimento de informações de como buscar ajuda quando se está em sofrimento, e também, de como ajudar outra pessoa nessa situação.

Buscando atingir os objetivos da campanha, as psicólogas do município Camila Tezza e Isabel Schenkel Lago pontuaram aspectos relevantes da campanha aos alunos do Centro Municipal de Educação e da EBB Maria Madalena de Moura Ferro no dia 04 de setembro. Para esta atividade, foi disponibilizado material informativo da campanha aos alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o tema foi abordado de forma diferenciada, adaptado para a faixa etária.

Outra ação da campanha foi realizada na última sexta-feira, dia 20, na forma de pedágio informativo. Na ocasião, foi entregue a motoristas e pedestres um folder sobre a campanha e um cartão com frases de otimismo, escritas pelos alunos do 5º ao 7º ano na atividade realizada nas escolas. Além de servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Assistência Social, a ação contou com o apoio da Polícia Militar do município.