Festa Junina

Publicado em 02/07/2019 às 16:01 - Atualizado em 03/07/2019 às 15:58

A Secretaria Municipal de Educação de Jupiá, o Centro de Educação Municipal e a Escola Pingo de Gente promoverão uma grande Festa Junina, com muita dança, muitas apresentações e comidas típicas pra saborear.

As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.

A origem das comemorações nessa época do ano vem de antes de cristo, várias celebrações aconteciam.

Povos da Antiguidade aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas suas colheitas.

Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos.

Os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam rituais importantes em junho. Eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida.

Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos fundiram-se.

Enfim Culturas antigas, indígenas, tradições europeias misturam-se e muitas comemorações acontecem nas festas juninas, transformando-se num  grande “arraial cultural”, e isso é nossa cultura.